Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

Fiat Toro, 3 anos: donos elogiam versatilidade, mas consumo é ponto fraco

25/02/2019 - Automóveis
Picape foi lançada em 2016 e logo virou uma das campeãs de venda da Fiat

 Fiat Toro não inaugurou um novo segmento em fevereiro de 2016. Isso porque a Renault tinha lançado a Duster Oroch meses antes.

Porém, foi o desenho mais arrojado e a vasta gama de opções da linha que fez da picape da Fiat ser um sucesso de vendas, tanto pelo porte das antigas médias quanto pelo preço competitivo. Hoje ela é a segunda mais vendida do país, atrás apenas da companheira de vitrine Strada.

A Toro já era badalada antes mesmo de ser lançada com opções 1.8 flex e 2.0 turbodiesel. Com muita mídia, a marca italiana conseguiu causar expectativa. Tanto que a pré-venda foi disputada. O militar da reserva da Marinha, Valdiner Cruz, 67 anos, foi um dos primeiros a emplacar o modelo no Rio de Janeiro. 

Ele reservou a picape antes do lançamento e esperou 40 dias para recebê-la. Isso porque queria uma vinho, mas gostou bastante da branca da série limitada de lançamento Opening Edition e acabou ficando com ela.

Ex-proprietário de picapes como Chevrolet S10 e Fiat Strada, Cruz (que também trabalha como mecânico de motores náuticos) foi atraído justamente pelo porte "no meio do caminho" entre compactas e médias e pela capacidade para levar os propulsores dos clientes.

"Ela é muito utilitária. A caçamba bem grande e profunda ainda permite adaptar alongador. Sem falar no conforto, é um carro macio e confortável, com espaço bom atrás e fácil de estacionar. Eu tinha muita dificuldade em estacionar a S10, que ainda era pesada e danificava o piso da minha garagem", conta.

Em Vinhedo (SP), Daniel Neubauer conheceu a picape antes mesmo do lançamento. Por ser cliente da Fiat há muito tempo e ter tido muitos carros da marca, viu de perto a picape antes mesmo de ela ir para o showroom da concessionária. E foi radical: trocou o sedã médio Volvo S60 T5 2012 por uma Toro Freedom 1.8 flex 2017.

"Nunca tinha tido uma picape. Comprei pelo design e por ter espaço que necessito para a família. Oferece praticidade em poder colocar qualquer tipo de bagagem na caçamba, desde malas até brinquedos das crianças cheios de areia após sair da praia", diz o advogado de 36 anos e pai de duas crianças, de oito e dois anos de idade.

De hatch para picape

Razões parecidas motivaram Valdinéa Aboboreira Passinho, moradora de Itabuna (BA). Porém, a professora de 47 anos nunca tinha tido picape -- só modelos hatches -- e preferiu uma Volcano 16/17 com motor turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Além do design, ela diz que a tecnologia e a versatilidade do veículo fizeram a diferença.

"Queria um carro mais espaçoso e versátil. Só havia comprado carro hatch e não dava conta quando viajava. Viajo sempre, o carro vai carregado e na volta nem sempre cabe tudo que compro. Estou até querendo um extensor da caçamba", explica Valdinéa.

Essa versatilidade fez a cabeça de muito empresário. Afinal, a Toro é menor que as médias, mas tem boa capacidade de carga para quem tem comércio de pequeno e médio portes. Dono de uma loja e de uma distribuidora de bebidas no Rio, Rogério Braga, de 54 anos, adicionou uma Toro Freedom 1.8 ao serviço, no qual já usava uma Volkswagen Saveiro.

"Precisava da caçamba, mas queria um carro mais confortável, contudo que não fosse muito grande que nem uma Hilux. A Toro tem direção macia, motor excelente e um seguro viável. Até pesquisei uma Mitsubishi L200 seminova, mas o seguro era muito alto. Na outra ponta, a Strada Cabine Dupla é muito cara", ressalta Braga.

O empresário Fábio Monteiro, 34 anos, também tinha uma situação parecida com a do colega carioca. Morador de Catanduva (SP), ele era dono de uma Saveiro e precisava de caçamba para o transporte de ervas medicinais. "A Saveiro me impedia de usá-la com a família por conta dos dois lugares e uma picape grande estava fora de cogitação por falta de espaço na garagem. Então, a Toro atendeu todas minhas necessidades", afirmou.

Fonte: Bol
Notícias na web © 2019
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web